Comunhão Espiritual

Com a pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento social, muitos católicos em todo o mundo vem experimentado um sentimento de perda pela impossibilidade de participar fisicamente da Eucaristia.

Ainda que as transmissões ao vivo de missas e outras práticas religiosas tenham ajudado a minimizar esse sentimento, muitos fiéis têm buscado outras formas de manter a vida de oração e comunhão com Deus.

Uma das práticas mais valiosas que se pode adotar nesse sentido é a Comunhão Espiritual.

comunhão-espiritual
Fonte: Arquivo Pessoal

O que é Comunhão Espiritual?

A Comunhão Espiritual é uma prática que consiste em receber espiritualmente a Eucaristia, quando não é possível recebê-la sacramentalmente.

Ela é baseada na crença de que, ao pedirmos sinceramente e humildemente a presença de Jesus em nossas vidas, Ele vem até nós e nos concede a graça que receberíamos se estivéssemos fisicamente comungando.

Essa prática tem uma longa tradição na Igreja Católica, e muitos santos como o Papa São João Paulo II e teólogos ao longo da história a recomendaram como uma forma de manter a vida de oração e união com Deus em momentos em que não é possível receber a Eucaristia. Prática essa, confirmada no Concílio de Trento (realizado entre 1545 a 1563), onde os fiéis foram exortados a praticá-la.

“Nesta situação de pandemia, em que nos encontramos a viver mais ou menos isolados, somos convidados a redescobrir e aprofundar o valor da comunhão que une todos os membros da Igreja. Unidos a Cristo não estamos mais sós, mas formamos um único Corpo, do qual Ele é a Cabeça. É uma união que se alimenta com a oração, e também com a comunhão espiritual à Eucaristia, uma prática muito recomendada quando não é possível receber o Sacramento”. Papa Francisco – Angelus de 15 de Março de 2020.

Como fazer uma Comunhão Espiritual?

Para fazer uma Comunhão Espiritual, coloque-se em um ambiente de recolhimento e oração, em que possa se concentrar e se conectar com Deus.

Faça o sinal da cruz e, em seguida, leia ou reze um trecho da Bíblia ou outra passagem espiritual que o ajude a se concentrar.

No caso de estar participando da missa transmitida por algum meio de comunicação, faça também a preparação do ambiente externo.

Faça um ato de fé na presença real de Jesus na Eucaristia, mesmo que você não possa recebê-Lo fisicamente neste momento.

Reze uma oração de Comunhão Espiritual, pedindo a Jesus que venha até você espiritualmente e que lhe conceda todas as graças e bênçãos que receberia se estivesse fisicamente comungando.

Agradeça a Deus pela Sua presença em sua vida e pelo amor e graça que Ele lhe concede.

Aqui está um exemplo de oração para Comunhão Espiritual de Santo Afonso Maria de Ligório, santo e doutor da Igreja católica do século XVIII.

“Meu Jesus, eu creio que estais presente na Santíssima Eucaristia. Amo-vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-vos sacramentalmente agora, vinde, ao menos, espiritualmente ao meu coração. Abraço-me convosco como se já tivesse recebido e uno-me inteiramente a Vós. Não permitais que jamais me separe de Vós.” Santo Afonso Maria de Ligório.

Alguns benefícios dessa belíssima oração

A Comunhão Espiritual pode trazer muitos benefícios para a vida cristã, especialmente em momentos de crise ou dificuldade em que não é possível receber a Eucaristia fisicamente.

Entre esses inúmeros benefícios podemos citar que;

A comunhão espiritual ajuda a manter a nossa alma em estado de graça, mesmo quando não podemos receber a comunhão sacramentalmente. Isso é particularmente importante em situações em que não podemos participar da missa, como no caso de doenças ou impossibilidade de locomoção.

Nos ajuda na renovação da nossa fé e do nosso compromisso com Deus. Quando fazemos a comunhão espiritual, estamos reafirmando a nossa fé em Jesus e em sua presença na Eucaristia, o que nos ajuda a manter a nossa vida espiritual em dia.

A comunhão espiritual nos ajuda a nos concentrar mais na oração, já que estamos nos aproximando de Deus de uma maneira mais profunda. Isso nos ajuda a elevar nossos pensamentos e sentimentos a Deus, permitindo que Ele nos ajude a enfrentar as dificuldades, tentações e desafios da vida.

É importante lembrar que a prática da comunhão espiritual deve ser acompanhada por uma vida de oração, caridade e compromisso com a igreja, para que possamos crescer em santidade e em comunhão com nossos irmãos na fé.

Que possamos nos inspirar na experiência de tantos santos que, por diversos motivos, não puderam receber a comunhão sacramentalmente, mas nutriram sua alma com a graça de Deus através da comunhão espiritual. Que possamos, como eles, encontrar em Cristo a força e a esperança necessárias para enfrentarmos os desafios da vida e nos tornarmos cada vez mais fiéis ao amor de Deus.

Referência: São Leonardo de Porto Maurício, As Excelências da Santa Missa

Scroll to Top